Português


 
Fichas de Leitura


Autora: Ben Sherwood                   
Título: O Espírito do Amor
Editora: Editorial presença
Breve resumo: Este livro que conta a história de Charlie, um rapaz que aos 15 anos perde o seu irmão mais novo, Sam, num acidente rodoviário quando iam ver um jogo de beisebol. A amizade entre os dois irmãos era tanta que Charlie sentia-se tão culpado com esta situação que prometeu nunca abandonar o irmão e durante treze anos, todos os dias ao final da tarde eles encontravam-se no cemitério, onde Charlie ao fim da morte do irmão foi trabalhar, nestes encontros os dois são felizes sem viverem verdadeiramente. Tudo poderia ter continuado assim, em que Charlie deixava de viver normalmente e Sam se recusava a avançar para que pudessem continuar juntos. Mas um dia Charlie conhece Tess, uma jovem navegadora por quem se apaixona e que o faz ver que existe muito mais para viver, para além do que estava a acontecer. E assim Charlie juntamente com Tess conhece a força do Amor.
 Transcrição de um excerto da obra que mais me interessou: “É Assim a morte e a vida. Todos nós continuamos a brilhar. Tendes apenas de libertar os vossos corações, alertar os sentidos e prestar atenção. Uma folha, uma estrela, uma canção, um riso. Reparai nas pequenas coisas, porque alguém estará perto de vós….”
Justificação da minha escolha: eu escolhi este excerto, porque acho que relata muitíssimo bem como nós podemos estar perto de outra pessoa sem ser corporalmente, diz-nos que existem simples gestos que demonstram a pessoa a quem nos nos dirigimos.
Recomendo ou não a leitura desta obra, porque…: Sim, porque apesar de ser uma história numa parte muito fictícia, diz-nos que por vezes o amor vence a morte, mas para isso temos que acreditar na vida. Esta história é um espectacular romance.
Trabalho realizado por:
Filipa Pais Henriques nº4 8ºA
-----------------------------

Título: A Lua de Joana
Autora: Maria Teresa Maia González
Resumo:
Este livro fala de uma rapariga chamada Joana que perde a sua melhor amiga, Marta, que morre devido às drogas.
         Ao início, Joana não perdoa o facto de Marta ter começado a consumi-las. Joana era uma boa aluna, mas depois começa a notar que o irmão dela, Diogo, anda estranho, por isso começa a prestar-lhe mais atenção e a sair com ele e com os seus amigos. Joana apercebe-se que Diogo anda a consumir droga e tenta avisá-lo dos perigos, mas este não lhe dá ouvidos.
         Depois da morte da mãe, Joana procura refúgio na Rita, melhor amiga de Diogo, e começa a vender as suas coisas para ajudar Diogo a pagar as drogas e começa também a consumir.
         No final, Joana apercebe-se como mudou e começa a compreender com foi tão fácil Marta começar a consumir droga e chega à conclusão que o pior é deixar de o fazer.
         O consumir progressivo de drogas, acaba por fazer com que Joana faleça.
Excerto que mais gostei: “Vou parar de escrever. Dói-me a mão, dói-me o corpo, dói-me o pensamento. Dói-me a coragem que não tenho.”
Gostei deste livro e recomendo-o, porque: se trata de uma história emocionante que nos mostra o quão longe nos podem levar os nossos erros e nós podemos remediar isso. Joana percebeu isso tarde demais.
João Marques nº9  8ºA
-----------------------------

Título da obra: A Doçura da Chuva
Autora: Deborah Smith
Resumo:
Este livro fala sobre Kara Whittenbrook, filha de dois ambientalistas famosos e que tinham uma vida privilegiada, e que cresceu entra a selva amazónica e os melhores colégios.
Com a morte dos pais num acidente, Kara torna-se herdeira, não só de uma enorme fortuna, como também de um segredo que abalará a sua a vida por completo, o facto de ter sido adoptada.
Com o apoio de Sedge, amigo e advogado de Kara, esta encontra o local onde os seus pais biológicos se encontram, num rancho cheio de gente singular.
Assim que chega ao rancho onde os seus pais estão, Kara depara-se com uma má situação, em que vê uma égua fugida a ser maltratada por dois homens, os chamados Irmãos Pollo. Kara parte logo a salvar a pobre égua, esfaqueando um dos irmãos. Nesse momento, chega Bem Thocco, o dono do rancho e da égua, que logo ajuda Kara.
Como forma de agradecimento a Kara, que inventa o nome de Karen Johnson, Ben decide dar um lugar para viver a Kara no seu rancho, sem saber nada sobre ela…
No rancho, Kara conhece os seus pais biológicos e repara que é muito parecida a Lily, sua mãe biológica. Mas Kara decide não contar nada a ninguém sobre a sua vida pessoal. Também conhece o seu pai biológico, Mac, e também se depara com uma coisa em comum – Mac gagueja assim como Kara de vez em quando.
Kara decide pagar a estadia no rancho, trabalhando e cozinhando, escondendo a sua enorme fortuna.
Toda a gente no rancho fica encantado com Kara, principalmente Joey, o irmão de Ben que é tem uma grave doença e anda de cadeira de rodas. Todos decidem que é Kara quem tem de dar um nome à égua que ela salvou, e esta decide chamá-la de Estrela.
Ben, numa visita ao médico, descobre que Joey apenas tem meses de vida, e este fica destroçado mas decidido a não contar esta notícia a ninguém.
Com o passar do tempo, Kara vai descobrindo algumas coisas sobres os seus pais, e desenvolvendo uma intensa paixão por Ben e a este acontece o mesmo.
Kara conhece também o seu tio, um homem um pouco rico, arrogante e que não gosta nada de Kara, pois não a conhece e acha que ela só veio para o rancho para roubar o dinheiro a Mac. Apesar disso, ainda trata Mac e Lily como se fossem dois bonecos e faz deles o que quer. Kara também não gosta do seu tio e chega a ter sérios problemas com ele.
Ao longo dos dias, os trabalhadores do rancho, incluindo Mac e Lily, acham que Kara dá sorte, pois tudo no rancho tem melhorado assim que ela chegou. Os problemas iam diminuindo, e a felicidade das pessoas iam aumentando.
Ao longo do tempo, Kara começa a tentar descobrir coisas sobre a vida passada de Mac e Lily, mas eles recusam-se a falar e negam o facto de terem tido filhos.
Um dia, à hora do almoço, todos vêem na televisão que há uma corrida de cavalos feminina e que para quem quisesse concorrer, tinha que pagar 50000 dólares. Todos os trabalhadores insistem que Bem deixe Kara participar, pois ultimamente ela tem dado sorte e que assim poderia ganhar uma fortuna.
Ben, para não os desiludir, diz que ela vai com uma condição: ganhar uma pequena corrida que ia haver passado uma semana. Todos aceitam.
Kara acaba por ganhar, e para poderem pagar a inscrição da grande corrida, Ben tem que participar e ganhar um jogo de póquer ilegal, e este acaba por ganhar.
No final de todas as eliminatórias, Kara acaba por ganhar toda aquela fortuna, e decide dividi-lo com todos os do rancho, pois eram eles que precisavam e foram eles que convenceram Ben a deixar Kara participar.
Glen, tio de Kara, assim que sabe da informação dada pela televisão, liga imediatamente a Ben, que se encontra no hospital a dizer que vai ao rancho buscar a sua parte do prémio. Ben liga a Kara a avisá-la que fuja com os seus pais, pois nesta altura Kara já lhe contou a ele. Kara pega nos pais biológicos e vai dar uma volta com eles, para a terra onde nasceu.
Ao entrar numa rua, Lily começa a chorar e implora a Kara que ela não siga aquele caminho. Kara decide continuar, pois queria saber o que se passava. Mais ao fundo, Lily sai do carro e corre para uma floresta. Kara e Mac seguem-na, este que também está a chorar.
Lily ajoelha-se na terra fria e começa a desenterrar uma pedras com margaridas pintadas. Acaba por contar a Kara que foi naquele sítio que ela e Mac mataram a filha. Kara fica paralisada e diz que não mataram a filha, pois a filha era ela.
Depois de esclarecerem tudo, Lily conta a Kara que o seu nome verdadeiro é Daisy (Margarida em inglês), isso explicava a sua obsessão por margaridas.
Depois, Kara decide levar os pais para o Brasil para eles conhecerem o país onde esta cresceu e Ben, assim que dá pela falta de Kara, pensa que ela nunca mais voltará e decide ir ter com ela.
Assim que Ben chega ao Brasil, os quatro voltam para o rancho e não só, Lily e Mac vão casar, como também, Kara e Ben farão o mesmo.
Gostei muito deste livro e recomendo-o, porque: Este livro dá-nos a conhecer uma galeria de personagens cativantes que nos envolvem. Ensina-nos também a perceber que nunca devemos desistir do nosso objectivo. É um livro muito emocionante e interessante desde o início ao fim.
Expressão da obra que mais gostei: “Haverá pequenos obstáculos e desilusões por todo o lado, e todos temos tendência a esperar demasiado; mas depois, se um esquema de felicidade falhar, a natureza humana volta-se para um outro; se o primeiro cálculo está errado, fazemos um segundo melhor; encontramos sempre conforto em algum lado.”
-----------------------------
Título: A menina que nunca chorava
Editora: Editorial presença
Breve resumo: Este livro é a continuação da “Criança que não queria falar” de Torey Hayden, como relata no anterior, Torey e Sheila haviam-se separado ao fim do ano do ensino especializado que passaram juntas, em que Torey era a professora e Sheila uma das crianças perturbadas, de seis anos. Tinham sido muito felizes durante esse tempo, e, no entanto a vida separou-as. Torey tentou manter contacto com a menina, escrevendo-lhe e á professora com quem ela tinha ficado. Mas, ao fim de algum tempo não sabia nada acerca do paradeiro de Sheila. Assim, Torey seguiu com a sua vida e sete anos depois voltou á cidade onde tinha dado aulas a Sheyla. Torey estava decidida a encontrá-la e conseguiu-o. O reencontro entre as duas não foi o que esperava. Sheila estava muito diferente. Tinha catorze anos e estava muito estranha, não era mais a menina de seis anos com t-shirt branca e jardineiras de ganga que Torey conhecera e esperava encontrar. A relação entre as duas nada tinha de parecido com a que existia anos atrás. Era como se Sheyla não reconhece-se Torey e nem sequer se lembrasse dos momentos marcantes que tinham passado juntas. Torey queria mostrar a Sheyla o livro que havia escrito sobre a sua relação com ela á sete anos atrás, na aula de ensino especializado. Queria saber a sua opinião sobre o mesmo, já que o queria publicar. Sheyla leu-o, mas pareceu-lhe absolutamente estranho, não se lembrava de praticamente nada o que ali era contado e Torey ficou muito desiludida. Torey trabalhava numa clínica para crianças com problemas e estava a organizar um programa de Verão, por isso convidou Sheyla para a ajudar com as crianças e para avivar-lhe a memória das tão boas recordações que tinha dos momentos que passaram juntas. Tudo correu bem durante o projecto. Sheyla afeiçoara-se a um menino em particular, Alejo, por este ter passado por uma vida idêntica á sua. Num fim-de-semana em que as duas foram passar juntas do quatro de Junho, Torey descobriu exactamente o que tornava tão estranha a forma com Sheyla a tratava. Quando Torey se separou dela, as memórias que tinha da mãe, que a abandonara quando era muito pequena confundiram-se e julgava ser Torey a mulher que no meio da noite, na estrada a abandonara. Mais uma vez, depois do projecto de Verão, as duas separaram-se. O pai de Sheyla tinha sido uma vez mais preso e a rapariga encontrava-se á salvaguarda. Torey encontro-a de novo passado dois anos. Foi quando torey lhe contou toda a verdade e ficaram a ser outra vez amigas.   
Transcrição de um excerto da obra que mais me interessou:” Querida mãe,
A vida está a ser boa para mim. Tenho um grande emprego e o meu próprio apartamento e um cão chamado Mike. Desculpa, já não penso muito em ti. Quero fazê-lo, mas não tenho tempo. É pena que nunca me tenhas conhecido. Penso que terias gostado de mim. Penso que terias orgulho em mim.
Com Amor, Sheila”
Justificação da minha escolha: Eu escolhi este pequeno excerto, pois revela que Sheila conseguiu ultrapassar os maus momentos do passado que era objectivo nesta história, e que conseguiu ter aquilo a que nunca teve direito como as outras crianças, amor, carinho, uma casa e uma família que gostasse dela e que tivesse orgulho.
Recomendo ou não a leitura desta obra, porque…: sim, recomendo a leitura deste livro, pois é um livro muito interessante, que nos faz pensar que temos que dar valor aquilo que temos, pois á muitas crianças como Sheyla que são abandonadas sem ter “ninguém” que a ajude. 

Filipa Pais Henriques nº4 8ºA
-----------------------------
Autoras: Kristina Jones, Celeste Jones e Juliana BuhringTranscrição de um excerto da obra que mais me interessou:Embora tenhamos perdido um tempo que nunca recuperaremos, agradecemos cada dia que serviu para construirmos juntas recordações e amizades. Pensamos que a história da nossa família é um tributo á força do espírito humano. Quando olhamos para o que alcançámos, percebemos que temos muitas razões para nos congratularmos.”
Título: Unidas pela dor
Editora: QuintaEssência
Justificação da minha escolha: eu escolhi este excerto, porque acho extremamente generosa a força com que elas encararam esta situação e como elas a exprimem.
Recomendo ou não a leitura desta obra, porque…: sim, recomendo a leitura deste livro, pois apesar de ser um pouco arrepiante esta vida no seio de uma comunidade sinistra, é um relato impressionante que revela o acontece quando as obsessões, crenças e perversões sexuais de um indivíduo dominam toda uma comunidade. Adorei ler este livro.
Filipa Pais Henriques nº4 8ºA
-----------------------------



Autor: Meg Cabot

Título da obra: “ O Diário da princesa VI  a Princesa Estagiária”

Editora: Bertrand Editora

Breve resumo: O livro fala sobre uma princesa. A sua melhor amiga candidata-a para a Associação de Estudantes da sua escola. Mia que é o nome da princesa não acha grande piada isso. Mas a sua avó concorda e quer que ela vá até ao fim na campanha para a Associação de estudantes porque diz que isso é útil para a educação de uma princesa. E a sua melhor amiga apoia-a. Mas o que é um facto é que entre a Matemática, a nota chocante que teve a Inglês, e as perguntas embaraçosas do namorado, que ainda por cima é o seu verdadeiro amor, a princesa tem uma terrível falta de tempo. E finalmente chegou o dia das eleições e Mia ganhou com uma grande vantagem. E a sua professora de Inglês percebe que os textos que Mia faz são muito bons.

Francisca Santos Nº6 8ºA


-----------------------------


Autora: Torey Hayden
Título: A criança que não queria falar
Editora: Editorial presença
Breve resumo: Este livro relata o caso verídico e comovente da relação de Torey Hayden, a própria autora deste livro que é professora de crianças com perturbações mentais e emocionais com uma menina de seis anos que aparecera, gravemente perturbada, na sua aula de ensino especial. Sheila era uma menina que tinha sido abandonada pela mãe e que vivia ao cuidado de um pai alcoólico e mais tarde de um tio que a maltratava. Ao longo de vários meses a jovem professora que tinha perseverança e um amor incondicional por Sheila lutou para fazê-la desabrochar sob o calor generoso da sua espantosa intuição e amor e levá-la a descobrir um mundo que podia ser luminoso, isto conseguido pela professora que fez de tudo para quebrar as barreiras criadas por Sheila, uma criança agressiva e emocionalmente transtornada vítima de um conjunto de situações que lhe vedaram o acesso a uma infância normal e acima de tudo á experiência maravilhosa dos afectos a que todos têm ou deveriam ter direito. Estas ao fim de algum tempo foram separadas pelas contingências da vida, só voltaram a encontrar-se mais tarde quando Sheila já tem 13 anos. Para surpresa de Torey, a adolescente parece ter perdido uma grande parte das memórias dos primeiros tempos que passaram juntas e, á medida que elas ressurgem do passado com os sentimentos que lhes estão associados, a sua competência de terapeuta e a sua devoção vão de novo ser duramente postas á prova.
Filipa Pais Henriques nº4 8ºA



-----------------------------


Autor: Billy Mills , Nicholas Sparks
Titulo da obra: Uma viagem espiritual
Editora: Editorial Presença
Breve resumo: David é um jovem índio que aos 11 anos perde a sua mãe e 3 anos mais tarde a sua irmã e melhor amiga Emma.
Depois da morte da sua irmã David vai a baixo e entra em depressão.
Uma manha acorda a perguntar-se como poderá voltar a ser feliz.
David vai pedir concelhos ao pai.
David sempre achou que o seu pai possuía uma maneira especial de ver o mundo e apreciar pequenas coisas.
Uma noite David conversa com o seu pai, e este entrega-lhe um pergaminho. O pai de David diz–lhe que aquele pergaminho o ensinara a ser feliz.
David parte numa viagem ao conhecimento e leva com ele o pergaminho. Durante a sua viagem David conhece o homem das montanhas.
O Homem das montanhas ajuda David a perceber o significado de cada imagem do pergaminho.
David percebe que temos de tomar várias decisões que envolvem mudança e que embora as mudanças sejam difíceis, não podemos ter medo delas.
David começou a lidar de uma forma diferente com a morte da Emma.
No final, descobriu que a sua viagem em busca da felicidade não passou de um sonho.
Excerto da história que mais me agradou: A verdade e no entanto simples: só nos próprios somos responsáveis pela nossa felicidade.
Recomendo este livro: Porque muda a nossa maneira de pensar a cerca da felicidade.
Alexandra Saúde nº1 8ºA
-----------------------------


Título: O dia do terramoto
Autores: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Colecção: Viagens no tempo
Editora: Caminho
Breve Resumo: Orlando, grande amigo dos irmãos João e Ana, é um cientista que faz parte da AIVET (Associação Internacional de Viagens no Espaço e no Tempo).
Neste livro da colecção, eles viajam até princípios de Outubro de 1755, ou seja, um mês antes do dia 1 de Novembro, o dia do grande terramoto de Lisboa.
Dentro da máquina do tempo, Orlando veste Ana e João a rigor para irem a tourada. Quando chegam e se instalam, Ana vê, por baixo da bancada, um vagabundo a roubar uma fivela de ouro de um sapato pertencente a Jácome Ratton, este fica amigo dos irmãos e ele chega mesmo a apaixonar-se e a querer casar com Ana.
Jácome Ratton era também amigo de longa data de Anselmo da Cruz Sobral, filho de um industrial, apaixonado por Teresa Violante, com mantinha um namoro secreto por carta, menina de família rica, amiga da família real.
Ao lado da estalagem onde dormiam, havia uma casita, onde residia Domingas, uma rapariga pobre e com tuberculose de quem Ana gostava muito.
Domingas tinha um irmão, Manel, Ana reparou que era o mesmo rapaz que tinha roubado a fivela a Jácome. Domingas não sabia, mas eles eram filhos do Lobo, chefe da maior quadrilha da altura, que mais tarde, ajudou Anselmo a fugir com sua amada, pois ele (Anselmo) era filho da madrinha do Lobo, que o ajudara muito em tempos.
Passam em Lisboa um mês e sem darem conta já era o grande dia e fui aí que surgiu a indecisão.

-----------------------------

Título da obra: A Doçura da Chuva
Autora: Deborah Smith
Resumo:
Este livro fala sobre Kara Whittenbrook, filha de dois ambientalistas famosos e que tinham uma vida privilegiada, e que cresceu entra a selva amazónica e os melhores colégios.
Com a morte dos pais num acidente, Kara torna-se herdeira, não só de uma enorme fortuna, como também de um segredo que abalará a sua a vida por completo, o facto de ter sido adoptada.
Com o apoio de Sedge, amigo e advogado de Kara, esta encontra o local onde os seus pais biológicos se encontram, num rancho cheio de gente singular.
Assim que chega ao rancho onde os seus pais estão, Kara depara-se com uma má situação, em que vê uma égua fugida a ser maltratada por dois homens, os chamados Irmãos Pollo. Kara parte logo a salvar a pobre égua, esfaqueando um dos irmãos. Nesse momento, chega Bem Thocco, o dono do rancho e da égua, que logo ajuda Kara.
Como forma de agradecimento a Kara, que inventa o nome de Karen Johnson, Ben decide dar um lugar para viver a Kara no seu rancho, sem saber nada sobre ela…
No rancho, Kara conhece os seus pais biológicos e repara que é muito parecida a Lily, sua mãe biológica. Mas Kara decide não contar nada a ninguém sobre a sua vida pessoal. Também conhece o seu pai biológico, Mac, e também se depara com uma coisa em comum – Mac gagueja assim como Kara de vez em quando.
Kara decide pagar a estadia no rancho, trabalhando e cozinhando, escondendo a sua enorme fortuna.
Toda a gente no rancho fica encantado com Kara, principalmente Joey, o irmão de Ben que é tem uma grave doença e anda de cadeira de rodas. Todos decidem que é Kara quem tem de dar um nome à égua que ela salvou, e esta decide chamá-la de Estrela.
Ben, numa visita ao médico, descobre que Joey apenas tem meses de vida, e este fica destroçado mas decidido a não contar esta notícia a ninguém.
Com o passar do tempo, Kara vai descobrindo algumas coisas sobres os seus pais, e desenvolvendo uma intensa paixão por Ben e a este acontece o mesmo.
Kara conhece também o seu tio, um homem um pouco rico, arrogante e que não gosta nada de Kara, pois não a conhece e acha que ela só veio para o rancho para roubar o dinheiro a Mac. Apesar disso, ainda trata Mac e Lily como se fossem dois bonecos e faz deles o que quer. Kara também não gosta do seu tio e chega a ter sérios problemas com ele.
Ao longo dos dias, os trabalhadores do rancho, incluindo Mac e Lily, acham que Kara dá sorte, pois tudo no rancho tem melhorado assim que ela chegou. Os problemas iam diminuindo, e a felicidade das pessoas iam aumentando.
Ao longo do tempo, Kara começa a tentar descobrir coisas sobre a vida passada de Mac e Lily, mas eles recusam-se a falar e negam o facto de terem tido filhos.
Um dia, à hora do almoço, todos vêem na televisão que há uma corrida de cavalos feminina e que para quem quisesse concorrer, tinha que pagar 50000 dólares. Todos os trabalhadores insistem que Bem deixe Kara participar, pois ultimamente ela tem dado sorte e que assim poderia ganhar uma fortuna.
Ben, para não os desiludir, diz que ela vai com uma condição: ganhar uma pequena corrida que ia haver passado uma semana. Todos aceitam.
Kara acaba por ganhar, e para poderem pagar a inscrição da grande corrida, Ben tem que participar e ganhar um jogo de póquer ilegal, e este acaba por ganhar.
No final de todas as eliminatórias, Kara acaba por ganhar toda aquela fortuna, e decide dividi-lo com todos os do rancho, pois eram eles que precisavam e foram eles que convenceram Ben a deixar Kara participar.
Glen, tio de Kara, assim que sabe da informação dada pela televisão, liga imediatamente a Ben, que se encontra no hospital a dizer que vai ao rancho buscar a sua parte do prémio. Ben liga a Kara a avisá-la que fuja com os seus pais, pois nesta altura Kara já lhe contou a ele. Kara pega nos pais biológicos e vai dar uma volta com eles, para a terra onde nasceu.
Ao entrar numa rua, Lily começa a chorar e implora a Kara que ela não siga aquele caminho. Kara decide continuar, pois queria saber o que se passava. Mais ao fundo, Lily sai do carro e corre para uma floresta. Kara e Mac seguem-na, este que também está a chorar.
Lily ajoelha-se na terra fria e começa a desenterrar uma pedras com margaridas pintadas. Acaba por contar a Kara que foi naquele sítio que ela e Mac mataram a filha. Kara fica paralisada e diz que não mataram a filha, pois a filha era ela.
Depois de esclarecerem tudo, Lily conta a Kara que o seu nome verdadeiro é Daisy (Margarida em inglês), isso explicava a sua obsessão por margaridas.
Depois, Kara decide levar os pais para o Brasil para eles conhecerem o país onde esta cresceu e Ben, assim que dá pela falta de Kara, pensa que ela nunca mais voltará e decide ir ter com ela.
Assim que Ben chega ao Brasil, os quatro voltam para o rancho e não só, Lily e Mac vão casar, como também, Kara e Ben farão o mesmo.

Gostei muito deste livro e recomendo-o, porque: Este livro dá-nos a conhecer uma galeria de personagens cativantes que nos envolvem. Ensina-nos também a perceber que nunca devemos desistir do nosso objectivo. É um livro muito emocionante e interessante desde o início ao fim.
Expressão da obra que mais gostei: “Haverá pequenos obstáculos e desilusões por todo o lado, e todos temos tendência a esperar demasiado; mas depois, se um esquema de felicidade falhar, a natureza humana volta-se para um outro; se o primeiro cálculo está errado, fazemos um segundo melhor; encontramos sempre conforto em algum lado.”

-----------------------------