terça-feira, 14 de junho de 2011

O Gigante Adamastor - Texto Dramático

Personagens:
·     Francisca -Vasco da Gama
·      João Paulo – Adamastor
·     Filipa – Narradora
·     Alexandra -Tétis

Dramatização:
Narradora – Já tinham passado os Portugueses a parte ocidental de África. Quando uma nuvem imensa apareceu de súbito nas suas cabeças. Parecia que todas as tempestades vinham dentro dela. Vasco da Gama suplicou piedade a Deus e mal acabou de rezar, uma figura robusta gigante, fortíssima, de rosto zangado e barba suja, apareceu diante das naus, uma atitude feroz.
Adamastor – Vós, Portugueses, gente ousada mais que nenhuma outra! Vós que não temeis ultrapassar os limites que ninguém mais ultrapassou! Por vossa causa, todas as naus que depois de vós aqui passarem, encontrarão o castigo merecido! Eu farei com que Bartolomeu Dias naufrague aqui mesmo e muitos outros aqui morrerão…!
Vasco da Gama – (Com ar assustado e intrigado) Quem sois Vós?
Adamastor – Eu sou aquele oculto e grande Cabo, a quem Vós chamais Tormentório, o meu nome é Adamastor. Andei em luta contra Júpiter e fiz-me capitão do mar e conquistei as ondas do oceano. Então, apaixonei-me pela beleza do mar, pela bela Tétis.
(Sai Vasco da Gama e entra Tétis).
Adamastor – Casai comigo, beleza das belezas.
(Tétis vira as costas e afasta-se suavemente).
Narradora – Encheu-se o peito de desejo e esperança. (Enquanto a narradora fala, Adamastor e Tétis encenam) Dias mais tarde, pensou Adamastor ver a sua amada e correu para os seus braços. Mas Tétis tinha-se transformado num rochedo frio e feio. Então, em penedos se fizeram os seus ossos e a sua carne em terra inculta. Então, o Adamastor se transformou naquele remoto Cabo. Tétis transformou-se em ondas que, ora estão junto dele, ora fogem para alto mar.
Vasco da Gama – (a rezar aos Céus) Por favor Senhor, tende piedade de nós! Protegei-nos dos perigos desta horrível criatura!
Narradora – A noite deu lugar ao dia e os Portugueses dobraram o Cabo e seguiram a sua nova viagem até à Índia.

Fim!