terça-feira, 3 de maio de 2011

Entrevista Histórica a Cristóvão Colombo

Manuela Mora Guedes - Boa noite . O nosso entrevistador de hoje foi um grande aventureiro. Um homem destemido, que foi indispensável na descoberta da América. Senhoras e senhores, Cristóvão Colombo. Cristóvão Colombo, foi na descoberta da América, em mil quatrocentos e noventa e dois, que ficou famoso.

Cristóvão Colombo - Grande coisa. Os meus cálculos diziam que ali era a Índia. Afinal fiz tantos quilómetros e não cheguei á índia, cheguei á América e além deste erro ainda fiz cara de Parvo.

Manuela Mora Guedes  -  Então, mas isso é muito bom , você descobriu um continente novo.

Cristóvão Colombo - Grande coisa descobrir a América, grande coisa.

Manuela Mora Guedes  - O que pensou quando os reis de Portugal não aceitaram a sua teoria?

Cristóvão Colombo - Na altura pensei , mas que grandes burros. A minha teoria dizia que Iríamos chegar mais depressa á índia, mas hoje penso que foram uns sacanas inteligentes.

Manuela Mora Guedes  - Então, mas porque que depois decidiu ir para Espanha?

Cristóvão Colombo - Estava a almoçar e interroguei-me sobre o que iria fazer á tarde, e pensei : “Eh pá! E que tal se for a Espanha, estou desempregado, não tenho nada para fazer  e por volta de uma semana já devo estar de volta. Então lá fui.

Manuela Mora Guedes - Então o que é que disse aos rei de Castela para o convencer a aceitá-lo?

Cristóvão Colombo -  Eh pá! Cheguei lá e disse, tenho uma teoria que diz que vou chegar primeiro do que aqueles sacanas de Portugal á Índia.  

 Manuela Mora Guedes - Como é que os reis de Espanha reagiram quando souberam que em vez de ter chegado á Índia, chegou á América.

Cristóvão Colombo - Primeiro disseram que me iam grelhar juntamente com um leitão, depois  quando descobriram que eu tinha descoberto terras nunca vistas, disseram que em vez de me grelharem com o leitão, iram-me oferecê-lo.

Manuela Mora Guedes - O que é que acha da teoria dos vikings para descobrir a América?

Cristóvão Colombo - Acho isso uma grande porcaria. Eu é que sou o grande Cristóvão Colombo,  eu que descobri  a grande América e ponto final. Nem que tenha de matar toda a gente para  provar que isto é verdade.

Manuela Mora Guedes  -  Para finalizar, como descreve a sua viagem para a América?

Cristóvão Colombo - Eh pá! Foi agitada! Primeiro parámos durante um mês na ilha das Canárias  e três dias depois descobrimos umas ilhas que pensei que fosse a  Índia, mas não era e voltei a Espanha e a seguir fiz outras viagens até ficar doente.

Manuela Mora Guedes  - A sua morte foi dolorosa?

Cristóvão Colombo - Foi normal! Morri deitado!
Manuela Mora Guedes   - Em nome de todo o mundo agradeço ter nascido, e ter descoberto a América que hoje em dia é um grande país. Muitíssimo obrigado.